NOTÍCIAS

Fatec de Jundiaí conquista terceiro lugar em prêmio internacional





A final da competição Prêmio por um Mundo Sem Lixo foi realizada no último sábado (2), contando com inciativas de toda América Latina



Desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí, localizada na Região de Campinas, o projeto Banco de Tintas ficou em terceiro lugar na primeira edição internacional do Prêmio por um Mundo Sem Lixo. A final da competição foi realizada no último sábado (2), em ambiente virtual, com participação de trabalhos de jovens de toda a América Latina – confira aqui o vídeo da premiação.

O Banco de Tintas foi elaborado por Adriana Santos, Fellipe dos Santos e Lucas Santiago, alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental. “A finalidade do projeto é ser uma ponte entre quem gera resíduo e não sabe como descartar corretamente e, na outra ponta, pessoas que tenham interesse em utilizar essas tintas”, explica a orientadora do projeto, Ana Carolina Veredas – veja aqui o vídeo de apresentação do Banco de Tintas no Desafio Circular 2023.

A viabilidade foi um dos diferenciais para o sucesso da ideia, segundo a orientadora. “É um projeto de baixo custo, alto impacto e boa reprodutibilidade. Pode ser implantado em qualquer lugar e em diversas escalas de complexidade”, comenta.

O projeto conquistou a vaga na final ao vencer o Desafio Circular 2023, concorrendo com cerca de 90 ideias, que representavam 13 estados brasileiros. As duas competições são promovidas pelo Movimento Circular, organização multissetorial que incentiva o desenvolvimento sustentável de novos processos, produtos e atitudes para uma sociedade sem desperdícios.

Projeto multidisciplinar e intercursos

A professora conta que a ideia surgiu antes da pandemia, em debates e reflexões multidisciplinares sobre o impacto das atividades de pintura nos meios hídricos. “Os alunos conversaram com pintores e lojas de tintas. A partir daí, propuseram diversas soluções para reduzir esse prejuízo ao meio ambiente. Durante a apresentação dos resultados, chegamos à criação do Banco de Tintas.”

Atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 Cidades Sustentáveis, da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto tem como foco principal reduzir os impactos dos resíduos de pintura, preservar a qualidade das águas, promover a economia circular e melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.

A previsão é implantar o Banco de Tintas em escala piloto no campus da Fatec. Além do espaço físico para armazenar as sobras dos pigmentos, o projeto prevê o desenvolvimento de um software ou aplicativo para gestão de dados, como cadastramento de interessados – tanto em doar como em utilizar as tintas –, cores disponíveis e quantidade em estoque. A plataforma será desenvolvida com a colaboração dos alunos dos cursos da área de tecnologia da informação.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *