NOTÍCIAS

Oficina de Gestão Pública de Turismo é destaque em Avaré – IFSP

Em parceria com a Academia do Turismo, o IFSP lança curso inovador para gestores e empresários do setor 

O IFSP, em colaboração com a Academia do Turismo de São Paulo, realiza o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Oficinas de Gestão Pública do Turismo, marcando uma iniciativa inédita na região de Avaré. Este curso, pioneiro dentro do IFSP, visa capacitar gestores, membros da sociedade civil organizada e empresários no âmbito do turismo.

No último dia 24 de novembro, a reitoria do IFSP sediou a reunião anual de avaliação e planejamento da Academia do Turismo de São Paulo, que reúne entidades como a Secretaria de Educação, Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado, além de instituições de ensino e associações de classe. O encontro resultou em ações colaborativas, como o Curso FIC em destaque no Campus Avaré.

Sobre o curso

O Curso de Formação Inicial e Continuada – Oficinas de Gestão Pública do Turismo é híbrido, com 30 horas de carga horária. A primeira turma na região de Avaré já teve suas inscrições encerradas, mas é possível participar do evento-aula presencial no dia 11 de dezembro, às 13h, recebendo certificado de participação.

O curso utiliza a modalidade híbrida, com dois encontros presenciais e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu objetivo é sensibilizar o Arranjo Produtivo Local (APL) sobre políticas e projetos de gestão do turismo, capacitando estabelecimentos, estudantes e gestores a identificar os aspectos cruciais para o desenvolvimento da atividade.

O eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFSP também oferece o curso Oficinas Básicas de Sistema de Gestão Hoteleira, podendo ser oferecido conforme a demanda dos campi.

Programação

9h – Boas-vindas e apresentação do Comitê de Turismo e do curso

9h30 – Inovação Aberta: desenvolvimento de licor café para empresa do Polo Cuesta por meio de projeto de pesquisa com o IFSP

10h – Programas e ações da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo

11h – Inteligência Artificial aplicada na construção de indicadores de hospitalidade

11h30 – Dúvidas finais e encerramento

14h – Estudo de potencial turístico para trechos ferroviários

15h10 – Compartilhamento de experiências entre destinos turísticos

16h30 – Dúvidas finais e encerramento.

Deliberações da reunião IFSP

Na reunião de avaliação e planejamento, foram discutidas medidas para 2024, incluindo a possibilidade de um curso interinstitucional, o mapeamento de ofertas para os discentes no trade turístico paulista e a atualização do panorama dos cursos ligados ao eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer no estado de São Paulo. 

Para mais informações e inscrições, acesse aqui ou entre em contato com o IFSP Campus Avaré.

Leia também:

Turismo de SP realiza lançamento de curso de Gestão Pública em Avaré

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *